O trabalho do 6º ano "Como fazíamos sem energia elétrica" possibilitou que os alunos conhecessem como era a vida das pessoas sem a eletricidade, as demais formas de produção da mesma e como economizá-la. Também tiveram a oportunidade em fazer uma "viagem ao passado" em outros aspectos como: vestuário, conservação e preparo de alimentos, trabalho manual e tração animal, costumes e tradições que, hoje, apenas algumas famílias ou locais específicos ainda preservam. A turma e a professora coordenadora do projeto, Rosana Pecinin, agradecem à Família Crestani e ao Mini Mundo Encantado e Parque Histórico de Selbach pelo apoio ao projeto, bem como aos funcionários da Usina Hidrelétrica do Cotovelo do Jacuí pelo trabalho realizado.
O 7° ano explorou a temática "Vamos tomar um chá - plantas bioativas". Os alunos fizeram levantamento na comunidade sobre quais os chás mais tomados pela comunidade, indicações, dosagem e preparo, também foi feito o estudo do relógio biológico do corpo humano. O projeto foi coordenado pela professora Zélia Zamboni e teve início com a visitação ao Espaço de Plantas Bioativas da Expodireto e à Escola Estadual de Ensino Médio Belizário de Oliveira Carpes, onde puderam conhecer o trabalho realizado pela escola sobre as plantas bioativas e minhocário.
"Memória dos ex-trabalhadores (as) do Curtume de Tapera" foi o projeto desenvolvido pela turma do 8º ano, que visitou os prédios do antigo Curtume Mombelli, despertando o interesse sobre o trabalho realizado pelos trabalhadores no processo de produção e beneficiamento do couro. Foram ouvidos ex-trabalhadores (as) que relataram fatos curiosos e expressaram sentimentos distintos sobre a função exercida. A turma, coordenada pela professora Francesca de Azevedo, organizou um pequeno vídeo com relatos, reportagens e imagens do Curtume Mombelli. A turma agradece a todos os ex- trabalhadores (as) que colaboraram com o projeto.
Projeto "Olimpíadas" foi desenvolvido pelo 9º ano e coordenado pela professora Fernanda Horbach e explorou as modalidades e atletas participantes, medalhistas, quadro de medalhas, mascotes,dentre outros aspectos. O trabalho deu maior ênfase ao esporte Futebol pois foi a modalidades escolhida pelo grupo para explorar com maiores detalhes.
Agradecemos a todos os participantes, colaboradores e parceiros da escola neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário