Histórico da Escola

Desde o início de sua colonização, em 1907, conforme dados colhidos, Tapera sempre deu especial destaque á educação e a formação de comunidades.
Vila Brasília, por ter sido a primeira vila estruturada no município, ficou reservado a área para a construção de uma capela e de uma escola.
Em 13 de maio de 1968, há 43 anos, começou a funcionar uma pequena escola nas dependências da capela, denominada Escola Municipal da Vila Brasília, criada pelo então prefeito Senhor Romeu Cláudio Kloeckner. contava com 12 alunos, tendo como uma das primeiras professoras a Senhora Sônia Cerutti. Naquela época a prioridade principal da escola não era somente o ler e escrever, mas uma educação volada aos bons princípios como: respeito, ajuda e hábitos de higiene, pois segundo as professorssa, esses valores eram tão importantes como o ato de ler e escrever.
Nos primeiros anos de funcionamento, a escola atendia apenas alunos das séries inicias, sendo gradativamente implatdas novas séries. com o número de aluno aumentado, a escola passou a funcionar nas dependências do pavilhão da comunidade. Ela não tinha classes, mas mesas grandes e bancos.
A merenda era feita pelos familiares das professoras e levado a pé em balaios de garrafões, pois não havia tranportes. era composta de leita, pão e cuca. À partir do momento que a escola recebeu um fogão, as merendas passaram a ser preparadas próximo à escola e servia para toda a comunidade.
A comunidade era ativa e atendia a todos os chamados da escola, fossem eles para as festas ou para trabalhos de limpeza da escola e do pátio da mesma.
Por volta de 1969, devido ao aumento da população da Vila Brasília, a escola recebeu um grande número de crianças, havendo a necessidade da construção de um espaço especifico para o seu funcionamento. Aos poucos a escola foi sendo ampliada e reestruturada com materiais didádicos e equipamentos. de um simples ocupação na capela, temos hoje a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, em homenagem ao presidente da republica da época.
Atualmente a escola esta atendendo alunos da Vila Brasília, Loteamento Seibel, Pró-Morar, São Judas e do interior do municipio.
O espaço físico atual, é composto por 14 salas de aula, uma sala de professores, sala de video, biblioteca, laboratório de informática, sala de projetos, sala de direção, supervisão e orientação.
A E.M.E.F. Presidente Costa e Silva atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, num total de 268 alunos, distribuídos em 17 turmas, sendo: 02 de Ed. Infantil, 02 de 1º ano, 02 de 2º ano, 02 de 3º ano, 01 de 4º ano, 01 de 5º ano, 02 de 6º ano, 02 de 6ª série, 02 de 7ª série e 01 de 8ªsérie.

5 comentários:

  1. parabens a todos por essse blog.....

    ResponderExcluir
  2. não gostei nada desse blog minha mãe ganhou um premio no chá das mães mas a foto dela não postaram...???????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Qual a razão do nome Costa e Silva? Uma homenagem ao antigo militar que liderou a ditadura? Se sim, não se envergonham?

    ResponderExcluir
  4. odeio essa escola e péssima,suja,mal cuidada.

    ResponderExcluir
  5. que tipo de diretor fica dando encima das professoras

    ResponderExcluir