sexta-feira, 24 de abril de 2015

1º ENCONTRO DE PAIS

  Com o intuito de  promover encontros com a comunidade escolar, visando orientá-la e motivá-la no processo de formação integral dos filhos e criar um ambiente de troca de experiência e diálogo, a EMEF Presidente Costa e Silva realizou no dia 22 de agosto, terça-feira,às 19 h no Pavilhão Pe. José Soder, o 1º Encontro de Pais, do Projeto “Escola e família juntas, construindo um futuro melhor” .
  Na ocasião, a professora Sônia Dolci de Espumoso, abordou o tema: “Limites e desenvolvimento moral”, salientando o compromisso da família em educar seus filhos, transmitindo-lhes valores morais e éticos, colaborando assim, para um mundo mais justo. Também elogiou o comprometimento de um grande número de pais que compareceram à este encontro, demonstrando assim, que  valorizam e estão preocupados com a educação dos filhos.  Este encontro, foi um momento importante para que pais e professores pudessem refletir sobre o seu papel  na formação integral dos filhos e alunos.O projeto  terá continuidade no próximo mês,  onde será desenvolvida uma nova temática: “Aprendendo sempre: em casa  e na escola”.

 

 










GINCANA TODOS CONTRA A DENGUE


Nos dias 16 e 17 de abril os alunos dos Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva participaram da Gincana “Todos Contra a Dengue”, projeto realizado pela professora da disciplina de Ciências Zélia Zamboni com a colaboração dos demais professores da escola.Para realização desta gincana a professora trabalhou em todas as turmas a temática com o objetivo de que os alunos levem para casa as informações e orientações quanto aos cuidados e às ações para o controle do mosquito transmissor da dengue, identificando os principais criadouros do Aedes aegipty e percebendo os sintomas da doença. Outro ponto destacado durante o trabalho foi a  procura de orientação médica em caso de suspeita.A participação e envolvimento dos alunos proporcionaram
às famílias as informações necessárias para a prevenção da Dengue, podendo cada um fazer a sua parte e colaborar no combate a proliferação da doença.









segunda-feira, 20 de abril de 2015

PROJETO A PAZ É O CAMINHO.COMECE POR VOCÊ!




  

A EMEF Presidente Costa e Silva iniciou o projeto:” A paz é o caminho, comece por você!, tendo como objetivo estimular a comunidade escolar a pensar sobre as atitudes que afetam a convivência no meio em que vivem e conjuntamente buscar ações que promovam a paz no dia-a-dia, através da vivência de valores necessários à convivência harmoniosa.Este projeto será desenvolvido  com os alunos de Ed. Infantil , Anos Iniciais e Anos Finais.
A divulgação do projeto à comunidade escolar aconteceu  quinta-feira, dia 16 na escola, sendo que todos assistiram ao vídeo: “A Paz Perfeita” e foi apresentado o“banner”com o título do projeto.Posteriormente os alunos refletiram sobre a mensagem em sala de aula e organizaram cartazes e painéis sobre o tema. Como símbolo deste momento, as famílias e os alunos levaram para casa balões brancos e fitinhas com a frase: Eu sou da Paz!
O projeto terá continuidade durante todo o semestre, onde os pais serão convidados a participar com suas opiniões sobre o tema,auxiliando seus filhos nas tarefas e também serão realizadas ações práticas entre as turmas da escola e a comunidade escolar.
















segunda-feira, 13 de abril de 2015

INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLAS

               No sábado, 11/4/15, as escolas municipais EMEF Presidente Costa e Silva e EMEF Francisca Cerutti participaram de jogos de Futsal no Poliesportivo. Envolveram-se alunos dos anos finais de cada escola. Foi um momento de descontração e integração entre os alunos, que mostraram muita habilidade no esporte.
              Agradecemos a participação de todos os envolvidos nesta atividade!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

FAMÍLIA E ESCOLA: JUNTOS CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR

     

Sabe-se que as relações entre a escola e a família vão se adaptando às mudanças que ocorrem na sociedade em conseqüência das transformações econômicas, sociais, tecnológicas e culturais. Estas relações também vão se reformulando no que diz respeito ao processo educativo dos alunos.
 A família tem função mantenedora, dos princípios básicos de valores e cidadania e à escola cabe a construção do conhecimento e de auxilio à família.
Um dos problemas que preocupa a escola brasileira é que, para grande parte dos alunos, cabe à escola cumprir também com o papel da família, como em questões básicas da formação de valores, respeito às diferentes e de incentivo aos estudos.

Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET, 1972 apud JARDIM, 2006, p.50).

Para o fortalecimento da parceria entre família e a escola é preciso que cada instituição saiba qual seu verdadeiro papel na educação dos alunos e que possam juntas, superar os conflitos através do diálogo, reconhecendo que cada um tem valores diferenciados, mas que juntos encontrem uma forma mais adequada de orientar a educação dos filhos e incentivá-los a valorizar o estudo.

Buscando este diálogo aberto com a família, e com o objetivo de incentivar a participação dos pais na educação escolar dos filhos,  a escola começará em abril uma série de palestras, sobre diversos temas que contribuam com a formação humana.  Entre os temas que serão abordados destacamos: limites e desenvolvimento moral; violência na escola; aprendendo sempre na escola e em casa; leitura: conhecimento é poder; cuidados com a saúde; liderança; como desenvolver em meu filho?
Este projeto inicia no dia 22 de abril, quarta-feira às 19 horas com a palestra sobre o tema, limites e desenvolvimento moral, que será abordado pela professora Sonia Cambrussi Dolci da cidade de Espumoso.